Como Engordar Rápido – Dicas Tops de Profissionais

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Por mais estranho que pareça nos tempos de hoje, em que a obesidade se tornou um problema de saúde pública, há muitas pessoas magras que querem e precisam ganhar peso. No entanto, por mais que elas se esforcem, não conseguem. Assim como no caso do “problema” inverso, do gordinho que precisa a todo custo emagrecer, a pessoa magra começa a buscar de forma até mesmo paranoica por uma fórmula mágica de como engordar rápido, de preferência.

Se este for o seu caso, o primeiro passo aconselhável é fazer uma avaliação clínica para saber se a você apresenta algum distúrbio, como problemas de tireoide ou das glândulas suprarrenais. Depois, vale saber se há alguma questão diretamente ligada aos fatores alimentares – se sua alimentação está adequada e se não há falta de nutrientes no corpo. Em seguida, sempre com acompanhamento médico ou de um nutricionista, vale investir em uma dieta para ganhar peso apropriada – cada pessoa é diferente da outra, cada caso é um caso – e fazer um acompanhamento para que o ganho de peso seja também saudável, assim como deve ser a perda dele.

Embora existam remédios para engordar, não é aconselhável que seja feito o uso deste tipo de medicação, com o propósito de abrir o apetite, por conta própria, como muitas pessoas fazem. Já recebemos muitos relatos aqui no site de pessoas que chegam ao extremo, por exemplo, fazendo uso de antialérgicos sem ter nenhuma alergia, apenas porque esse tipo de medicamento tem como efeito o aumento do apetite. Essas pessoas se esquecem que além desse efeito, “benéfico” (para o caso delas), antialérgicos produzem também uma série de outros efeitos colaterais – provocam inchaços no corpo, dão muito sono, aumentam a frequência cardíaca, etc.

Tente deixar de lado a ansiedade de querer engordar rápido. Eu entendo que vivemos num mundo em que o imediatismo impera, em que tudo é pra ontem. Porém, o melhor a se fazer quando você deseja engordar, é seguir algumas recomendações médicas, seguir uma dieta saudável e ainda fazer a prática de atividades físicas. Exercícios físicos são essenciais para o bom funcionamento do corpo e, além disso, ajudam a ganhar massa muscular. Atente apenas para o tipo de exercício ideal: fuja dos aeróbicos, que queimam calorias. Prefira atividades como a musculação por exemplo.

Vale ainda salientar que, ganhar peso, assim com perdê-lo, não é uma tarefa fácil e requer muita disciplina. Não encare sua dieta apenas como uma lista do que você pode ou não comer.

Não caia na tentação de começar a comer alguns alimentos que são reconhecidamente calóricos e que produzem o acúmulo de gordura no corpo. Ganhar peso não significa diretamente ganhar gordura. Nada de pilhas de sorvetes, hambúrgueres e frituras. Muito menos doces em larga escala. A primeira dica para ganhar peso com saúde é comer de maneira mais frequente. O corpo deve ser pensado como uma máquina em funcionamento constante e que queima energia. O intervalo a cada refeição deve ser de no máximo 3 ou 4 horas. Um período muito longo sem ingerir nenhum alimento faz com que o funcionamento do corpo fique altamente prejudicado.

Líquidos também ajudam a ganhar peso. Ingira mais líquidos como sucos de frutas, iogurtes, leite, mas cuidado com o açúcar. Aumente também o consumo de proteínas, na mesma proporção que o de carboidratos.

A ingestão de suplementos alimentares é indicada apenas em alguns casos, como, por exemplo, para atletas que estão em treinamento intensivo.

Outra dica é adicionar as calorias extras aos poucos em sua dieta, não de uma só vez. Inicie introduzindo cerca de 200 calorias a mais por dia, durante uma semana. O processo deve ser lento para verificar como o corpo reage. Coma lanchinhos contendo frutas com o abacate e a banana, porções de nozes ou porções de queijos. Nada de refrigerantes, pois estes desestabilizam o metabolismo. Depois, caso o organismo reaja bem, aumente a quantidade de calorias. Atente-se para uma atividade que também aumente sua massa muscular. Uma dieta com acréscimo de até 500 calorias é ideal, já que a intenção não é acumular gordura. Mais do que isso pode ser prejudicial à sua saúde.




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