Batata Doce Engorda?

Um alimento que, por muito tempo, foi desprezado das dietas de modo geral, está figurando agora como um dos queridinhos nas dietas de quem quer ganhar peso. Trata-se da batata doce, um tubérculo que é fruto da família das convolvuláceas, plantas nativas das Américas, cujas folhas também são comestíveis. Mas a pergunta que não quer calar é, se de fato, há comprovações científicas de que a ingestão de batata doce engorda.

A resposta, de maneira bem simples, é sim – batata doce engorda. Incorporada nas dietas de quem quer ganhar massa magra ou engordar, ela é um alimento ideal, pois ajuda no ganho de peso, mas de maneira extremamente saudável.

O fato é que a batata doce é uma fonte de energia muito rica, já que contém carboidratos que não elevam as taxas de açúcares do sangue. Por isso, o consumo dessa batata em pequenas quantidades é altamente indicado para quem pratica atividades físicas mais intensas ou que gastem muita energia diariamente. Se ingerida em quantidades mais substanciais, a batata doce vai ajudar aqueles que, por uma razão ou outra, não conseguem ganhar peso. O aumento é considerável em quem se alimenta de pequenas porções diárias como no lanche, por exemplo.

Mas não é apenas isto. A ingestão de batata doce também ajuda no controle de algumas doenças, como é o caso de quem tem diabetes. Esse fato se dá por conta de substâncias presentes nessa batata, que controlam o índice glicêmico.

Vale salientar que, se seu objetivo for de fato ganhar peso, a ingestão de batata doce deve ser feita em uma quantidade significativa, todos os dias, combinada a outros alimentos que também sejam calóricos. Uma vez que ela diminui o apetite, por conter uma grande quantidade de fibras, pode ter o efeito contrário. Então, o ideal é consumir na forma de purês, acompanhada de arroz ( outra fonte rica em carboidratos), carne e demais legumes.

Comer batata doce ainda ajuda a manter o sistema imunológico em dia, já que ela é rica em vitamina A. Há ainda um alto teor de água nesse tubérculo, o que não impede que, durante as refeições, seja ingerido algum líquido, como os sucos de frutas, iogurtes e leite. Não é indicado apenas o refrigerante, uma vez que os açúcares nele contidos não são benéficos à saúde.

A melhor forma de obter todos os benefícios que a batata doce pode oferecer é fazer o cozimento dela sem retirar a casca. E há um cuidado também na preparação dos pratos que a tenham como ingrediente principal. A fritura da batata doce não é indicada por conter gorduras não saudáveis. O ideal mesmo é fazer o consumo de pratos onde a batata doce possa ser assada – o processo eleva potencialmente a quantidade de calorias dela. Considerando uma porção de 100 gramas, a batata doce cozida oferece até 125 calorias em energia. Já quando assada, esse número sobe para 143.

A batata doce fornece muita energia para quem pratica musculação. Também auxilia na queima de gordura ruim e ajuda a aumentar a massa muscular, uma vez que libera glicose no sangue de forma lenta e controlada, o que é o ideal.

No Brasil, esse tubérculo possui uma coloração amarelada ou mais alaranjada. Na Ásia e nos Estados Unidos, as batatas doces roxas são as mais comuns e, de acordo com os especialistas, elas contêm compostos chamados antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes poderosas. Os pesquisadores estudaram os efeitos da batata doce roxa nos adipócitos (ou células de gordura) e descobriram que ela ajuda na diminuição na secreção de leptina, um hormônio que tem um papel no controle do metabolismo de gordura, indicando que a batata doce roxa pode promover perda de peso e prevenir obesidade.

Batata Doce Roxa

Batata Doce Roxa

A batata doce deve ser ingerida em especial durante o almoço. No jantar, somente em dias em que o treino for mais intenso. No entanto, como já dito, ela * não * deve ser a única fonte de alimento – deve vir acompanhada por outros que sejam ricos em proteína e que tenham pouca gordura, como carnes brancas – peixes, frango sem pele, peru – ou ovo. Deve-se ainda acrescentar uma salada verde com legumes, para fornecer ao corpo uma alimentação bem equilibrada.

Outra dica é fazer a adição de batata doce em sopas, sem que haja a adição de outras misturas ricas em gordura.

E aí? Convencido que batata doce engorda e ainda trás muitos benefícios para sua saúde? Pronto para adicioná-la a sua dieta?



Deixe um Comentário